domingo, 4 de dezembro de 2011


Lady Gaga "Marry the Night"
sexta-feira, 02 de dezembro de 2011

I’m gonna MARRY!!! THE NIGHT~!
I’m not gonna cry anymore! 
I’m gonna marry!~the night! 
Leave nothing on these streets to explore..! 
M-m-m-marry..ma-m-ma-marry..ma-ma-ma-marry the night!” 

Finalmente chegou! Marry the Night estreou bem lindo na noite de quinta-feira dia 1/12/11. Para a alegria de seus Little Monsters, o clipe é ótimo, cheio de figurinos bacanas, maquiagens divertidas, conta a história da Gaga (de uma certa maneira), é dirigido pela própria e é bem longo (13:51)! Eu adorei e vcs? 


O clipe é uma autobiografia. Conta sobre a época que ficou internada, as aulas de dança quando ela ainda não era ninguém, que não era vista com bons olhos pela galera, depois conquistando a simpatia do pessoal, as dificuldades de receber um "não", o dia que ela foi chamada para uma reunião com a gravadora e ela se tornando famosa finalmente! Mas vamos começar pelo começo.... Lembrando que eu fiz algumas interpretações livres sobre o que eu entendi do clipe, ok? É o que eu entendi do que eu assisti considerando o que eu li sobre a Mamãe Monstro. ;)


"Quando eu olho para trás, na minha vida, não é que eu não queira ver como as coisas realmente aconteceram. É que eu prefiro lembrá-los de uma forma artística. E, de verdade, a mentira nisso tudo foi a mais sincera porque eu inventei. Não que eu tenha sido desonesta, eu apenas odeio encarar a realidade"



O clipe começa com ela ainda de cabelo preto, o visual que usava na época que ainda era Stefani Angelina Germanotta. Ela chega de maca num hospital psiquiátrico e faz um monólogo que, segundo ela mesma disse, mostra a maneira que ela vê a vida hoje em dia (provavelmente se referindo a como ela transforma o simples no glamuroso). A própria Gaga disse que tudo é real nessa cena, de uma certa maneira. É a visão dela daquela realidade. Ela disse: "decifrem vc o que vc quer que seja real disso tudo". OBS: eu li por aí que ela realmente foi internada quando era mais nova! 
FATO: a atriz Jenna Ushkowitz (a Tina do Glee) é uma das pacientes! xD


  
 
Para a enfermeira, ela diz que irá conseguir, que será uma estrala porque não tem nada a perder. Em seguida ela pega a touquinha de paciente e coloca de ladinho (pra ficar style) e começa uma trilha de aula de ballet.



A moda no clipe atua como uma matafora. A cena do "twisted broken" ballet (como ela chama) mostra a época em que ela estudava dança.
Ela contou que nunca foi uma otima bailarina, era uma "Broken Bird" do fundo que um dia foi pra posição frontal do grupo. A roupa é de borracha, e as sapatilhas altissimas representa o "impossível" e os obstaculos que ela encontrou nesse momento.



Depois vem a cena dela no telefone, nua. Mostra o dia que recebeu um "não" provavelmente de alguma gravadora (a cena é em francês, alguém sabe se ela tentou uma gravadora francesa por acaso?)... Ela fica arrasada tadinha e segue pra cena maluca dos cereais matinais. 


A Gaga disse na entrevista que aquela cena do nu é considerada por ela o momento mais autobiográfico. Ela disse que gravou numa noite e foi como um porre muito forte de tão intenso que no dia seguinte, ela nao lembrava direito como tinha sido feita. Ela teve que reviver um momento da vida dela muito inenso e acabou gravando tudo de uma vez só, sem cortes porque não dava pra parar a gravação no meio...


Na sequência ela pinta o cabelo de azul na banheira enquanto cantarola "Marry the Night".  Vi num programa de tv que ela mudou pro loiro pq comparavam ela com Amy Whinehouse, acreditam? 


Agora loira (a cena dela pintando o cabelo de azul era metafórica, ou seja, era simplesmente pra dizer "E ENTÃO ELA PINTOU O CABELO"), ela vai fazer aulas de dança moderna. Eu acho que ela decidiu mudar o cabelo e investir nas aulas de danças justamente porque tinha recebido aquele "não" da gravadora e que talvez essas sejam algumas falhas apontadas pelo cara que falou com ela no telefone "ah, esse seu visual tá lembrando muito a Amy e vc não sabe dançar pra ser cantora pop, mimimi". (chutei)



A cena dos carros com explosões é onde ela aparece pela primeira vez já com essa cara de Lady Gaga que a gente conhece. Talvez represente o nascimento dela, até porque ela começa essa cena saindo do teto solar de um carro, com as pernas pra fora e o resto do corpo pra dentro. A princípio vcs podem achar que essa comparação é meio forçada, mas lembre-se que a Lady Gaga é muito ousada e, pelo menos pra mim, faz todo sentido!  


Na aula de dança, ela faz a coreô com os outros bailarinos, mas não fica ainda na posição frontal, de líder... Ela a princípio não tem amizade com ninguém. Lembra da cena que ela faz o gesto obsceno pra galera que "olha ela de cima" (se liga na metáfora). Rola umas tretas entre os dançarinos, mostrando que a concorrência era difícil, mas ela tá sempre com cara de que está dando o máximo de si e até ajuda uma amiga que cai (a de collant branco), mostrando que aos poucos foi conquistando a galera.


A partir daí ela volta a dançar, porém agora na posição frontal do grupo, bem como ela disse na entrevista... Ela também tá com uma cara de que está bem mais feliz e que superou um grande obstáculo.




 
Nessa cena de dança no meio da cidade, ela já tem seus dançarinos e canta toda ousada de batom azul. Depois rola um poutpurri de cenas relembrando tudo que ela passou, as dificuldades todas... Tem outra bizarra dela no banheiro em que ela joga os cigarros no vaso sanitário, quem sabe  se livrando de vícios (ela mesma assumiu que entrou pesado nessa e isso até afastou seu pai). 


E então, ela sai do tal flat de Manhattan, levando as poucas coisas que tinha lá (lembra do tamanico dele? tem um video aqui) que na cena é só um teclado, bem difícil de carregar... Ela aparece caindo da escada e um senhor estende a mão para ajuda-la. 



Muitas explosões depois, ela entra no carro com uma expressão de que conseguiu algo muito importante e a gente vê na palma da mão dela o endereço da Insterscope Records, que é a gravadora que a contratou. "Interscope Records, Hollywood, CA. 4 pm" (4pm é 4 da tarde, o horário da reunião). Agora tudo faz sentido: ela se mudou pra Los Angeles nessa época (2008) pra finalizar seu primeiro disco. 
OBS: Quando ela começou lá na Interscope, ela só fazia composições para outros artistas como Britney, New Kids on the Block, Fergie e Pussycat Dolls. Foi o Akon que viu que ela merecia a chance de cantar suas próprias canções. 


Nasce então, oficialmente, LADY GAGA. Em 2008 ela lança THE FAME, seu primeiro álbum. Com 6 indicações ao Grammy e 2 estatuetas, singles que se tornaram sucesso internacional. O resto da história a gente já sabe... Mas será que vai render mais um clipe? Será que haverá uma continuação? 
Sei lá. O que importa é que eu adorei. E vcs? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário